quarta-feira, 9 de setembro de 2015

10 anos não são 10 dias.



"[...] esses agentes, no campo jornalístico, produzem e reproduzem um campo de jogo, um jogo que está historicamente formado, reconhecido ou em luta para se fazer reconhecido; um jogo com posições dominantes e dominadas, nas quais se encontram agentes dispostos a entrar na luta pela sua conservação ou transformação. É um campo de forças, um espaço de lutas por posições, um espaço de tomada de posição, um campo para o exercício da práxis jornalística." (GIRARDI JR, 2007, p. 142). 


Existindo desde nascimento do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Câmpus de Alto Araguaia, o Simpósio de Jornalismo (SimJOR) constitui um espaço para a reflexão e troca de experiências sobre os processos de Ensino, Pesquisa e Extensão com outros cursos da área no Estado de Mato Grosso. 

É um evento que se justifica no lema de interiorização imanente à Unemat: jornalismo do interior para o interior e para o mundo. Ainda que a palavra interior não tenha tanto peso quando se pensa em uma sociedade pós-globalização, permeada pelas extensões da cibercultura.

Pensar sobre a comunicação em suas mais diversas facetas (da mídia de massa até a comunicação popular) em âmbito local e regional, sempre dialogando com o que há de mais atual na vanguarda midiática tem sido o propósito que guia todas as edições do evento. 

Em sua 10ª edição o evento propõe uma discussão sobre os desafios na práxis jornalística, trazendo uma programação extensa com conferências, mesas redondas, comunicações científicas, minicursos, entre outras atividades culturais. 

Pretende-se fomentar a reflexão entre docentes, discentes, profissionais, empresas (veículos de comunicação) e sociedade acerca das atuais discussões que estão efervescendo na pauta sócio-midiático-científica nacional. Para tanto serão convidados profissionais de renome regional e nacional que possam contribuir com as discussões do evento, favorecendo a construção coletiva do conhecimento que orbita o campo onde se articulam teoria e prática jornalística. 


Equipe organizadora:

Profª Drª Rosely Aparecida Romanelli - roselyromanelli@gmail.com
Profª Me. Marli Barbosa da Silva - marlibarboza@unemat.br
Profº Me. Rafael R. L. Marques - rafael_jornal@unemat.br 


Refererências

GIRARDI JR, Liráucio. Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação. São Paulo. Fapesp/Anablume. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário