segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1º PRÊMIO EXPOJOR


REGULAMENTO

1 – APRESENTAÇÃO


      O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat - há anos vem se destacando na participação de eventos da área de comunicação, colecionando prêmios com pesquisas científicas e trabalhos experimentais. Tudo isso graças ao esforço combinado entre docentes e discentes do curso. Especificamente, os estudantes superam múltiplas adversidades para apresentar seus trabalhos, representando o Estado de Mato Grosso.
        É pensando nestes jovens pesquisadores que surge a iniciativa do prêmio Expojor – Exposição de pesquisa e trabalhos experimentais da graduação em Jornalismo.
        Para além da apresentação e partilha de saberes acadêmicos - profissionais, a organização do 10º Simpósio de Jornalismo – Unemat – Alto Araguaia-MT – pretende incentivar os estudantes (da Unemat e visitantes), fomentando o espírito competitivo através da premiação dos melhores trabalhos apresentados no evento.
        De certa forma, o prêmio surge para responder à demanda da articulação entre teoria e prática que orbita o 10º SimJOR: como encarar os  desafios na práxis jornalística?



2 – DA PARTICIPAÇÃO


Artigo 1º – O ExpoJOR (Exposição de pesquisa e trabalhos experimentais/laboratoriais) é um prêmio destinados aos melhores trabalhos (científicos e técnicos) exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito da área de Jornalismo (mesmo que seu referencial possa ser interdisciplinar). É uma iniciativa vinculada ao Simpósio anual do curso de Jornalismo, da Unemat, câmpus Alto Araguaia-MT.


Parágrafo 1. Para concorrer ao Prêmio ExpoJOR, o trabalho deve obrigatoriamente ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, sendo requisito obrigatório o vinculo com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão de uma IES (Instituição de Ensino Superior);
Parágrafo 2. Ao submeter o trabalho para o 10º ExpoJOR, o estudante de graduação fica automaticamente inscrito e elegível para concorrer em uma das categorias do 1º ExpoJOR;
Parágrafo 3. Apenas trabalhos de estudantes de graduação em Jornalismo desenvolvidos no ano de 2015 podem ser inscritos. 


Artigo 2º – Os objetivos principais do prêmio Expojor são:


a. Estimular o desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa e do trabalho técnico experimental/laboratorial) da área de Jornalismo;
b. Promover o intercâmbio entre as escolas da área da Jornalismo, professores e estudantes.
c. Fomentar as inovações na produção experimental na graduação em Jornalismo.
d. Incentivar o jovem pesquisador na produção de pesquisa científica e laboratorial no âmbito de graduação;


Artigo 3º - O presente regulamento se baseia em elementos das regras da premiação da exposição da pesquisa experimental em comunicação (PRÊMIO EXPOCOM), da reunião anual Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). 

2 – DAS CATEGORIAS


Artigo 4º – Serão premiados os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação em Jornalismo de cada categoria (que correspondem a um dos Grupos de Trabalho do 10º SimJOR, exceto a categoria pôster, que abarca todos os Gt’s). São elas:

I – Gêneros, produção e especialidades do jornalismo
II – Produção laboratorial em Jornalismo
III – Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública.
IV – Comunicação, Cultura e Sociedade - Jornalismo e interdisciplinaridades
V – Pôster/Banner

3 - DO JULGAMENTO

Artigo 5º - Os trabalhos serão julgados pela comissão científica do 10º SimJOR, composta pelos membros da organização do evento e coordenadores dos Grupos de Trabalho.

Artigo 6º – A avaliação do(s) trabalho(s), que deve(m) estar adequado(s) à modalidade em que foi (foram) inscrito(s), segue os seguintes critérios:

a. O experimentalismo.
b. A qualidade.
c. A relevância social/cultural.
d. A consistência teórica do paper e a sua coerência com a respectiva peça.
e. A observância dos princípios éticos.

Artigo 7º – O trabalho deve ser apresentado pelo (os) orientando (os) - autores e coautores -, sendo vedada qualquer forma de participação do orientador durante a exposição.

Artigo 8º -  Em caso de trabalhos com coautorias, pode ser apresentado por no máximo quatro alunos (o aluno líder e mais três coautores no máximo).

Artigo 9º - A apresentação, independentemente do número de apresentadores, não deve ultrapassar o tempo regulamentar de exposição.

Artigo 10ª - Para apresentação com mais de um aluno, todos os apresentadores precisam, obrigatoriamente, ser autor e coautores do trabalho e estar regularmente inscritos no 10º SimJOR;

Artigo 11º – Os trabalhos que não forem apresentados e não cumprirem todos os termos deste regulamento serão desclassificados do Prêmio ExpoJOR;

Artigo 12º – Será vencedor o trabalho que obtiver a maior nota em cada modalidade. Somente haverá um vencedor por modalidade;

Parágrafo 1. Os vencedores serão anunciados em sessão de premiação durante o 10º SimJOR.


4 – DA PREMIAÇÃO

Artigo 13º – A premiação é simbólica, beneficiando os autores pela qualificação dos respectivos Curriculum Vitae e Lattes;

Parágrafo 1. O prêmio se materializa por meio de certificado, atestando o bom desempenho do autor, e, eventualmente, por meio de medalhas ou troféus, ou outras premiações, dependendo da contribuição obtida junto a parceiros e patrocinadores.
Parágrafo 2. O professor orientador do trabalho vencedor em cada modalidade também receberá certificado atestando sua orientação.


8 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 14º - O presente regulamento está vinculado às normas de apresentação e submissão de trabalhos do 10º Simpósio de Jornalismo da Unemat – Câmpus Alto Araguaia.

Artigo 15º – Eventuais pontos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Evento.



Alto Araguaia, 29 de Setembro, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário